Dengue
Objetivos:
- Ler e interpretar diferentes
textos referentes à Dengue;
- Elaborar texto curto;
- Elaborar texto curto;
- Conhecer a Dengue:
sua origem, o mosquito transmissor e seus sinais e sintomas;
- Reconhecer o Aedes aegypti como mosquito transmissor
do vírus causador da doença;
- Conhecer as formas de
tratamento da doença;
- Adotar e propor
medidas sanitárias para evitar a proliferação
do mosquito.
1. Sondagem Inicial
Alguém já
ouviu falar sobre a Dengue?
Quem conhece alguma
pessoa que já teve esta doença?
Como esta doença é
transmitida?
Vocês conhecem os
sintomas desta doença?
O que podemos fazer
para evitar esta doença?
2. Problematização
Dividir a turma em 4
grupos.
Grupo 1 e 2 entregar o
texto “A dengue em Crianças”.Baixe o texto.
Grupo 3 e 4 entregar o
Texto “ Dengue: a batalha contra os pernilongos”. Baixe o texto.
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br
Durante a leitura
solicitar aos alunos identifiquem e anotem no cadernos informações referentes as seguintes questões:
Grupo 1:
1) Qual é o nome do mosquito transmissor da dengue? Qual é o período de incidência desta doença?
2) Quais os sintomas apresentados por uma pessoa com dengue?
1) Qual é o nome do mosquito transmissor da dengue? Qual é o período de incidência desta doença?
2) Quais os sintomas apresentados por uma pessoa com dengue?
Grupo 2:
1) Quais remédios devem ser evitados por uma pessoa com dengue? O que é necessário para a reprodução do mosquito transmissor da doença?
2) Como podemos evitar que o mosquito se reproduza?
1) Quais remédios devem ser evitados por uma pessoa com dengue? O que é necessário para a reprodução do mosquito transmissor da doença?
2) Como podemos evitar que o mosquito se reproduza?
Grupo 3:
1) Porque os pernilongos picam os seres humanos?
2) Como a dengue é transmitida de uma pessoa para outra?
1) Porque os pernilongos picam os seres humanos?
2) Como a dengue é transmitida de uma pessoa para outra?
Grupo 4:
1) Onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti coloca seus ovos?
2) O que pode ser feito para evitar que estes mosquitos se reproduzam?
1) Onde a fêmea do mosquito Aedes aegypti coloca seus ovos?
2) O que pode ser feito para evitar que estes mosquitos se reproduzam?
3. Contextualização
Vídeo: Sai fora Dengue
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WA7zf_Ip66w
Após o vídeo,
cada aluno deverá produzir/criar uma carta de conscientização/prevenção para os
alunos do 5º ano.
Tema
da carta: “Dengue: O melhor remédio é a prevenção”.
4. Sistematização
Construção
da armadilha para capturar o mosquito transmissor da dengue.
armadilha para capturar o mosquito da dengue
Materiais necessários:
- uma garrafa PET;
- um pedacinho do tecido microtule;
- lixa para madeira;
- tesoura;
- fita isolante;
- grãos
de alpiste ou arroz, bolinha de ração
para gato ou pitadas de terra de jardim.
Construção:
1. Corte a garrafa em
duas partes: uma delas vira um copo e a outra, um funil;
2. Lixe a parte interna do funil, para torná-la áspera;
3. Prenda o microtule sobre a boca da
garrafa, usando o anel de vedação da própria garrafa;
4. Encha o copo com água e coloque os grãos ou a ração no fundo;
5. Coloque o funil dentro do copo e prenda os dois com fita isolante;
7. O nível de água
deve chegar, inicialmente, até a metade do funil.
Modelo proposto por Professor
Maulori Curié Cabral
Departamento de Virologia
do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes
(IMPPG) da UFRJ
5. Aplicando o conhecimento em situações novas
1) Identificar com os
alunos possíveis lugares na escola que possam ser focos ou se
tornarem focas do Aedes aegypti.
2) Recolher objetos que
possam conter água parada.
3) Encontro com os
alunos do 5º ano.
Neste encontro, os
alunos do 6º ano irão conversar com os alunos do 5º ano sobre a origem,
o mosquito transmissor, sintomas, tratamento e prevenção
da dengue.
Confeccionar com os
alunos do 5º ano a armadilha para capturar o mosquito transmissor da dengue.
6. Avaliação
O processo avaliativo
será realizado de forma
transversal, levando em consideração os
pontos positivos e negativos das atividades propostas, além de a participação, interesse e a organização no desenvolvimento das atividades sugeridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário