Objetivo: Observar e identificar algumas constelações no céu e em cartas celestes.
Verificar que a poluição luminosa afeta a
observação do Universo.
Pré-requisitos: Conhecimento das constelações.
Material: Computador com o software Stellarium ou com conecção a internet para entrar ni site <https://www.rollapp.com/app/stellarium>, Excel, projetor de dados e,
se possível, quadro interativo.
Quantas estrelas posso ver à noite?
O professor deve distribuir a Ficha de Trabalho 1 aos alunos.
1. Distribuir os alunos por
grupos de
3 alunos.
2. Solicitar que os alunos abram o site <https://www.rollapp.com/app/stellarium>.
3. Agora os alunos,
nos seus respectivos
computadores (um computador por grupo) podem explorar
um pouco o programa.
- Escolher Céu e a ver janela de opções
[F4]
- Na área que diz atmosfera, selecione a quantidade de luz artificial.
- Com ajuda dos alunos, perguntar se
o céu que estão a
observar está próximo
do que observaram nas noites
anteriores (podem contar
os astros, por
exemplo).
- A sala deve ter as luzes apagadas e
estar o mais escuro possível.
- Acender
agora uma luz (pode ser do quadro) e
pedir aos alunos que descrevam o que observam.
4. Variar no programa a luz artificial e repetir a
observação com a luz apagada e
com
a luz acesa.
5. Retirar a atmosfera e
luz artificial, nas opções do programa e pedir aos alunos
que
descrevam o observado. Referir que há locais no planeta em que a observação
do Universo está muito próxima
ao observado
aqui
no programa (não referir quais os
locais, pois será uma tarefa da Ficha
de Trabalho 2).
06. Distribuir a Ficha de Trabalho
2. Os alunos poderão realizar pesquisas na internet
para
responder
algumas das questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário