Sistema Tegumentar - Pele




Sistema Tegumentar - Pele 

A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial, a epiderme, e uma porção conjuntiva, a derme. Abaixo, em continuidade com a derme, está a hipoderme que, embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas serve-lhe de suporte e união com os órgãos subjacentes.

Funções:
Proteger o organismo contra a perda de água por evaporação e contra o atrito;
Serve como grande receptor para as sensações gerais (dor, pressão, tato, temperatura);
Colabora na termorregulação do corpo;
Participa na excreção de várias substâncias;
Proteção contra os raios ultravioleta;
Formação da vitamina D3;
Importante papel nas respostas imunitárias do organismo.
Na pele, observam-se várias estruturas anexas, que são os pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas. 

Epiderme: 
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e a planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele espessa. Em outros locais, a epiderme é mais fina, sendo denominada pele delgada. 

Derme: 
É o tecido conjuntivo sobre o qual se apóia a epiderme. O tecido conjuntivo propriamente dito apresenta-se de muitas formas, as quais são caracterizadas pelos tipos de células que as compõe e pelas fibras. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa. Sua superfície externa é irregular, observando saliências chamadas de papilas dérmicas. As papilas aumentam a área de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele. A camada reticular é mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso. Ambas as camadas contêm muitas fibras elásticas, responsáveis, em parte, pela elasticidade da pele. Além dos vasos sanguíneos e linfáticos, e dos nervos, também são encontradas na derme as seguintes estruturas: pêlos, glândulas sebáceas e sudoríparas. 

Hipoderme: 
Também chamado de tecido subcutâneo, é formado por tecido conjuntivo frouxo. É a camada responsável pelo deslizamento da pele sobre estruturas na qual se apóia. Dependendo do grau e nutrição do organismo, a hipoderme poderá ter uma camada variável de tecido adiposo que, quando desenvolvida, constitui o panículo adiposo. O panículo adiposo proporciona proteção contra o frio. A hipoderme é rica em células que armazenam gordura (adipócito). A hipoderme tem como função a reserva energética, proteção contra choque mecânico e isolante térmico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário