Transformações químicas - resultados de interações.
Transformações químicas são aquelas baseadas em interações de substâncias químicas que resultam na formação de novas substâncias químicas, diferentes das iniciais. Essas transformações podem ser decorrentes da interação entre substâncias (umas com as outras) e/ou dessas substâncias com agentes como luz, energia térmica, energia elétrica e forças mecânicas.
Quando temos uma transformação química dizemos que as substancias envolvidas se alteram, dando origem a novas substâncias. É através destas transformações (reações químicas) que temos acesso a uma infinidade de produtos químicos.
Em algumas situações, as transformações químicas podem ser percebidas por sinais como mudanças de cor, cheiro, solubilidade; pela produção de gás, geração de calor etc. Muitas vezes, tais modificações não são perceptíveis em curto intervalo de tempo ou não são observáveis de forma direta, sendo necessários outros procedimentos para avaliar se ocorre ou não transformação química.
Neste processo, as substâncias iniciais são chamadas de REAGENTES e as finais de PRODUTOS. Assim:
As transformações químicas são representadas por meio de equações, na qual, as formulas dos reagentes ficam descritas a esquerda da seta e os produtos a direita. Como no processo da fotossíntese.
CO2 (g) + H2O (l) ---> C6H12 O6 (s) + O2 (g)
Nenhum comentário:
Postar um comentário