ELEMENTOS DO SISTEMA SOLAR - 7º ano

Os elementos do Sistema Solar

O Sistema Solar pode ser dividido em três grandes regiões. A primeira, formada por uma porção mais interna, inclui os chamados planetas rochosos, terrestres ou telúricos, de tamanho médio ou pequeno, entre eles Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, que podem ser representados por esferas. Estão mais próximos do Sol e têm superfície sólida; possuem poucos ou nenhum satélite, pequena massa, grande densidade e são compostos por elementos pesados.

A segunda grande região do Sistema Solar engloba os planetas gasosos ou também chamados jovianos. São os gigantes Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, que se encontram mais afastados da nossa estrela, o Sol, além de não apresentarem superfície rochosa, sendo compostos basicamente de elementos leves como hélio e hidrogênio. Apresentam grande massa, pequena densidade e muitos satélites. Também são representados por esferas, porém bem maiores do que os planetas rochosos.

Há ainda um cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, formando uma espécie de zona de transição entre os corpos predominantemente sólidos e os majoritariamente gasosos. Nesse cinturão está incluído um asteroide famoso de nome Ceres.

A terceira região é muito vasta, mas pouco conhecida, principalmente por sua longa distância. Compreende tudo o que se encontra além de Netuno: pequenos corpos gélidos, conhecidos atualmente como objetos transnetunianos, como é o atual caso de Plutão.

A família solar completa-se com um fenômeno atmosférico frequente: as estrelas cadentes. Formalmente, elas são os meteoros, quando estão em nossa atmosfera; meteoroides, quando no espaço; e meteoritos, se encontrados na superfície terrestre. O conjunto de cometas, asteroides e meteoroides é classificado como corpos pequenos do Sistema Solar.

O Sistema Solar está localizado numa galáxia e seu nome é Via Láctea. Não é a Via Láctea que pertence ao Sistema Solar, mas o Sistema Solar que pertence à Via Láctea. A galáxia é muito maior do que o Sistema Solar, e o Sol é apenas uma das mais de 200 bilhões de estrelas que a compõem.

As estrelas que vemos no céu não pertencem ao Sistema Solar e o Sol é a única estrela do nosso Sistema; portanto, não devemos representar estrelas no Sistema Solar. Elas são objetos muito distantes de nós e são muito grandes. Como são fontes de luz, somos capazes de vê-las, embora não pertençam ao nosso Sistema.





Fontes de Pesquisas:

http://www.siteastronomia.com/caronte-satelite-de-plutao
-Urano. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/urano.html. Acesso em: 14/04/2016.
- http://www.astronoo.com/pt/tita.html
- Mercúrio. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/mercurio.html. Acesso em: 14/04/2016.
O Planeta mercúrio. Disponível em: http://cienciaeficcao.blogspot.com.br/2013/02/essencial-mercurio.html. Acesso em 14/04/2016.
O que seria do amarelo se todos fossem azuis. Revista Galileu. Disponível e: http://galileu.globo.com/edic/118/rep_astronomia.htm. Acesso em 14/04/2016.
Vênus. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/venus.html. Acesso em: 14/04/2016.
Terra. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/terra.html. Acesso em: 14/04/2016.
Marte. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/marte.html. Acesso em: 14/04/2016.
- São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; história, ensino fundamental – anos finais, 6ª série/7º ano/ Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Diego López Silva, Glaydson José da Silva, Mônica Lungov Bugelli, Paulo Miceli, Raquel dos Santos Funari. – São Paulo: SE, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário