S.A.2 - Investigando um Ambiente - 6ºano


Conteúdo: Os seres vivos e os fatores não vivos do ambiente;
Biodiversidade; 
A dependência dos fatores vivos em relação aos fatores não vivos.

Objetivos: Constatar a presença de fatores vivos e fatores não vivos em um determinado ambiente.

Competências/Habilidades: Reconhecer os seres vivos e os fatores não vivos de determinado ambiente; Compreender o que é biodiversidade; Compreender a importância da biodiversidade para o ambiente.

Aula 1 – Biodiversidade
Atividade em grupo (Distribuir envelopes com imagens de diversos seres vivos e roteiro para discussão);



QUESTÕES NORTEADORAS PARA A ATIVIDADE EM GRUPOS:

1. O que vocês acham que essas imagens significam?

2. Sobre qual tema elas estão relacionadas?

3. Qual será a importância do que está representado nessas imagens ao meio ambiente?

4. Qual deve ser a nossa postura em relação ao que esta representado nas imagens?

Após um tempo, cada grupo deverá socializar suas respostas com os demais alunos da sala;
Leitura do texto “Biodiversidade” – Brasil Escola; Acesse o texto:

Vídeo “Turma da Criança Ecológica – Biodiversidade”.



Aula 2 – Preparação para a Observação.
Leitura do guia de observação e preparação do material que será utilizado.
Aula 3 – Observação orientada do Ambiente.
Os alunos serão distribuídos em trios e, sairão em observação no quintal da escola, onde deverão seguir o roteiro no caderno do aluno.

Aula 4 – Organização dos dados coletados.
Em trios diferentes da aula de observação, os alunos irão reorganizar as informações coletadas e responder o questionário sobre os fatores vivos e não vivos do ambiente (páginas 13 e 14 - caderno do aluno); Responder a atividade você aprendeu (páginas 15 e 16 - caderno do aluno).

Nenhum comentário:

Postar um comentário