Conteúdo: Os seres vivos e os fatores não vivos do ambiente;
Biodiversidade;
A dependência dos fatores vivos em relação aos fatores não vivos.
Objetivos: Constatar a presença de fatores vivos e fatores não vivos em um determinado ambiente.
Competências/Habilidades: Reconhecer os seres vivos e os fatores não vivos de determinado ambiente; Compreender o que é biodiversidade; Compreender a importância da biodiversidade para o ambiente.
Aula 1 – Biodiversidade
Atividade
em grupo (Distribuir envelopes com imagens de diversos seres vivos e roteiro
para discussão);
QUESTÕES NORTEADORAS PARA A ATIVIDADE EM GRUPOS:
1. O que vocês acham que essas imagens significam?
2. Sobre qual tema elas estão relacionadas?
3. Qual será a importância do que está representado nessas imagens ao meio ambiente?
4. Qual deve ser a nossa postura em relação ao que esta representado nas imagens?
Após um tempo, cada grupo deverá socializar suas respostas com
os demais alunos da sala;
Leitura do texto “Biodiversidade” – Brasil Escola; Acesse o texto:
Vídeo
“Turma da Criança Ecológica – Biodiversidade”.
Aula 2 – Preparação para a Observação.
Leitura
do guia de observação e preparação do material que será utilizado.
Aula 3 – Observação orientada do Ambiente.
Os
alunos serão distribuídos em trios e, sairão em observação no quintal da
escola, onde deverão seguir o roteiro no caderno do aluno.
Aula 4 – Organização dos dados coletados.
Em
trios diferentes da aula de observação, os alunos irão reorganizar as
informações coletadas e responder o questionário sobre os fatores vivos e não
vivos do ambiente (páginas 13 e 14 - caderno do aluno); Responder a atividade você aprendeu
(páginas 15 e 16 - caderno do aluno).
Nenhum comentário:
Postar um comentário