9º ano - A linguagem química: símbolos, fórmulas e equações

A linguagem química: símbolos, fórmulas e equações


a) Símbolos
Os elementos químicos são representados por símbolos, que podem ter uma ou duas letras, sendo a primeira sempre maiúscula. Na tabela periódica  a seguir, estão os nomes de todos os elementos químicos cuja descoberta foi confirmada pela comunidade científica até hoje. Dentre 
esses elementos, há aqueles que foram sintetizados pelo ser humano em reatores nucleares 
ou aceleradores de partículas e que não foram encontrados em nosso planeta naturalmente.


b) fórmulas
Todas as substâncias químicas hoje conhecidas (mais de 4 bilhões) são formadas por esses elementos 
químicos, assim como todas as milhares de palavras da nossa língua portuguesa são formadas pelas letras do alfabeto. São as mais diversas combinações entre as partículas desses elementos que formam a grande diversidade de substâncias químicas. E as fórmulas químicas representam essas combinações. Por exemplo, a fórmula da sacarose é C12H22O11. Essa fórmula indica que cada partícula de sacarose é formada por 12 átomos do elemento carbono, 22 átomos do elemento hidrogênio e 11 átomos do elemento oxigênio combinados entre si. A fórmula do carbono grafita é C, indicando que a grafita é formada somente por átomos do elemento carbono. 
A fórmula da água é H2O, indicando que cada partícula de água é formada por 2 átomos de hidrogênio e 1 átomo de oxigênio combinados entre si.



c) Equações químicas
As transformações químicas são representadas por equações químicas. Nelas, uma seta representa a transformação. Tanto as substâncias que interagem, conhecidas como reagentes, quanto os agentes externos (luz, energia térmica etc.), são escritos à esquerda da seta. Os produtos da transformação química são escritos à direita da seta. Por exemplo, a transformação da sacarose ocorrida nesta atividade pode ser representada da seguinte forma:
C12H22O12 (s) +energia térmica g 12 C (s) +11 H2O (l)
Nessa equação, os símbolos (s) e (l) indicam os estados de agregação das substâncias, respectivamente sólido e líquido (a fumaça branca é formada por minúsculas gotas de água líquida).
Os números que aparecem antes dos símbolos e fórmulas dos produtos são necessários 
para indicar que os átomos são os mesmos e somente se rearranjam, formando diferentes 
substâncias.
Em uma equação química, as substâncias que estão dissolvidas em água devem ser representadas pelas suas fórmulas, seguidas da notação “aq” entre parênteses. Por exemplo, a representação 
NaCl (aq) representa uma solução aquosa de cloreto de sódio. As que estão no estado 
gasoso devem ser indicadas por “g”. Por exemplo, O2 (g) indica oxigênio no estado gasoso.

2 comentários: